segunda-feira, 17 de novembro de 2008

COMUNIDADE VIRTUAL

Comunidade Virtual

Várias investigações concluíram que anão existe uma única definição de comunidade virtual, no entanto a educação e a comunidade é evidenciada numa turma em que os estudantes participam activamente, trocando ideias pessoais e académicas. Esta comunidade é constituída por fóruns de discussão, por redes de comunicação, e também através de chat ou e-mail.
Woodruff (2001) sugere que a comunidade se mantém unida por quatro factores de coesão:
1. Função
2. Identidade
3. Participação discursiva
4. Valores partilhados

No entanto existem vários autores como Palloff e Pratt, Riel e Fulton apontam que os estudantes precisam de espaço de comunidade, que tenha contacto social e emocional, intelectual e académico e existem seis elementos chaves para a criação de uma comunidade de aprendizagem: honestidade, receptividade e cooperação, relevância, respeito, abertura e capacitação, na qual os estudantes devem seguir para poderem ter sucesso na aprendizagem e desenvolvimento.
O desenvolvimento de uma comunidade é fundamental para o sucesso de cursos online devido ao seu papel essencial na aprendizagem. Os alunos sentem-se encorajados e apoiados, e tem uma melhor e maior facilidade de aprendizagem.
São quatro as dimensões de princípios de aprendizagem nas quais são fundamentais para a criação de uma comunidade vibrante e sustentada segundo Hung e Chen (2001); 1) Situacionalidade; 2) Comunhão; 3) interdependência; 4) Infra-estrutura.

Existem vários pontos de vista de vários autores, no entanto todos concluem que a construção da comunidade é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante online, pois este dedica-se, ensina, colabora, e instrui-se de forma activa.

Riel e Fulton (2001) argumentam que existem diferenças entre as aulas e as redes, quando as aulas entram na rede ou a rede entra na aula;

· O papel do professor muda para facilitador e mentor
· Os estudantes tornam-se participantes activos; as discussões tornam-se mais detalhadas e aprofundadas
· O acesso a recursos é significativamente expandido
· Os alunos tornam-se mais independentes
· O acesso aos professores torna-se igualitário e directo
· As interacções entre professores aumentam significativamente
· A educação centra-se no aluno; aprendizagem tem um ritmo próprio
· As oportunidades de aprendizagem são iguais para todos os alunos, as interacções de grupo estudante-estudante aumentam significativamente
· Aumenta a comunicação pessoal entre os participantes
· O ensino e aprendizagem são colaborativas
· Há mais tempo para reflectir nas ideias; os estudantes podem explorar/navegar nas redes; expande-se a troca de ideias e pensamentos; a sala de aula torna-se global
· Quebra-se a hierarquia professor aluno. Os professores tornam-se professores


Em suma, a aprendizagem em comunidade a presença social é mais eficaz que aprendizagem isolada, ou seja, a aprendizagem pode ser em ambientes online e podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do aluno. Um exemplo de comunidade virtual é a nossa, como estudantes da Universidade Aberta, através do ensino e-learnig, temos conversas e discussões que são realizadas em fóruns de discussão ou através do Messenger, permite-nos desde modo que possamos desenvolver conceitos pedagógicos ou até mesmo opiniões e duvidas, verifico assim que vai de encontro a tudo o que li sobre a comunidade virtual no excerto Texto 1 - R. Wallace (2003) -Aprendizagem Online na Educação Superior: uma Revisão da Investigação sobre as Interacções entre Professores e Estudantes, disponibilizado pelo professor António Quintas-Neves.
É de salientar também a presença dos professores nesta plataforma, na qual desempenham um papel activo nas nossas discussões, orientam, motivam e permitem uma exploração da criatividade e da imaginação, possibilitando desta forma que a nossa aprendizagem seja eficaz e com satisfação em adquirir novos conceitos pedagógicos.